“Mais do que um sonho, o projeto está se descolando do papel para a realidade”
Diretor executivo do Instituto Amazônia 4.0 conversa com o jornal “Valor Econômico” sobre a implantação dos Laboratórios Criativos da Amazônia (LCA’s) na Amazônia.
Em meados de janeiro, em entrevista concedida ao jornal ‘Valor Econômico’ Ismael Nobre, Diretor Executivo do Instituto Amazônia 4.0, falou sobre a trajetória de pesquisa e construção dos Laboratórios Criativos da Amazônia.
Durante a entrevista Ismael trouxe detalhes de como foi o processo e desafios na estruturação do projeto de LCA’s desde que tudo era somente uma ideia.
Com fase de implantação próxima, o jornal destaca:
“Mais do que um sonho, o projeto está se descolando do papel para a realidade. Depois do ‘pontapé’ inicial, previsto para março, durante oito meses as quatro comunidades serão treinadas.” (Jornal ‘Valor Econômico’ – 2023)
Móveis e desmontáveis, para esta fase as quatro comunidades receberão as biofábricas altamente tecnológicas e com espaço para aulas. Esta será a primeira amostra da efetividade do projeto na agregação de valor à cadeia produtiva do cupuaçu e cacau manipuladas pelas comunidades em questão.
Foto/Reprodução: Carol Carquejeiro/Valor
Ismael destacou o apoio de colaboradores, empresas e investidores do projeto. Detalhou as tecnologias utilizadas, acessibilidade e inovação tanto no setor como para a Amazônia. Principalmente porque as comunidades tradicionais não precisarão passar pelas mesmas etapas que empresas do ramo chocolateiro passaram, pois as tecnologias das biofábricas já facilitam o processo.
O Diretor Executivo do Instituto Amazônia 4.0 comentou também sobre a expansão das biofábricas para toda Amazônia e para outras cadeias produtivas além do cacau e cupuaçu. Se eu fosse você não perderia os detalhes dessa conversa, então conferiria a matéria completa no site do jornal Valor.