Skip to content

AMZ 4.0 • Institucional

Somos a alternativa para garantir o desenvolvimento sustentável da maior floresta tropical do mundo

bg-natureza-industria

Unimos natureza
e indústria 4.0
Permitimos, com base na bioeconomia, a integração das potencialidades econômicas da sociobiodiversidade amazônica às novas tecnologias e possibilidades que emergem da 4ª Revolução Industrial gerando produtos de alto valor agregado.

bg-ong-institucional

Organização sem
fins lucrativos
Somos uma instituição formada por cientistas e pesquisadores que trabalha em parceria com organizações que tem como principal tarefa entregar soluções ambientais para o bem estar coletivo.

bg-inovacao-floresta

Inovação que vem
da floresta
Trabalhamos em parceria com as comunidades locais, aprendendo e compartilhando conhecimentos que possam melhorar a vida de todos, inclusive dos animais e árvores que habitam a Amazônia.

Entendendo o
problema

A complexidade da região amazônica há anos tem seu debate pautado apenas na dicotomia exploração x preservação, não contemplando todas possibilidades que a natureza oferece: alta tecnologia, resiliência, capacidade regenerativa, estratégias finas de sobrevivência.

A exportação de produtos de baixo valor agregado e a extração descontrolada de recursos naturais a preços irrisórios aliada a expansão da fronteira agropecuária para produção de commodities e mineração em escala industrial é o cenário que vemos hoje.

Essas práticas resultam no aumento do desmatamento e estão levando a Amazônia para um ponto de não retorno a partir de 25% da floresta degradada, que culminará com sua savanização irreversível, caso nada seja feito.

bg-mapa-savanizacao-1bg-mapa-savanizacao-2

O impacto positivo
da bioeconomia
Projeções da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indicam que, em uma década, a bioeconomia deverá representar 2,7% do PIB dos países mais ricos. Já o estudo global macroeconômico Changes in the Global Value of Ecosystem Services atesta que a floresta amazônica de pé pode render até R$ 7 trilhões por ano ao Brasil.

Nosso objetivo é garantir que a maior floresta tropical do mundo seja protagonista da bioeconomia. E estamos atuando para isso com tecnologia e educação. Ao mesmo tempo que ajudamos na produção de itens de alto valor agregado, introduzimos conceitos de empreendedorismo e negócios para as comunidades locais.

Liderança

Para obter sucesso em sua missão, o programa Amazônia 4.0 conta com uma equipe de alta qualificação numa combinação especial de conhecimento científico e tecnológico, além de atores com expertise em gestão. Também temos a orientação institucional de nossos conselhos.

Assembleia Geral As Assembleias Gerais poderão ser ordinárias ou extraordinárias, sendo órgão supremo de decisão com a reunião dos conselhos.

Conselho Administrativo

Conselho Fiscal

Conselho Deliberativo

Conselho Científico

APOIE O AMAZÔNIA 4.0

Somos uma organização sem fins lucrativos e isso faz com que suas doações, sejam elas de pessoas físicas ou jurídicas, impulsionem nossa jornada rumo à construção da maior bioeconomia do mundo.

TRABALHE NO
AMAZÔNIA 4.0

Ainda na linha de caminhar juntos e construir a transformação, formamos grandes times. Adoramos conhecer pessoas novas, somos fascinados pela potência humana e, por isso, sempre que surge algo, disponibilizamos vagas para contratações e volutariado por aqui.

FALE SOBRE O
AMAZÔNIA 4.0

Nós valorizamos a comunicação e acreditamos muito no papel dos influenciadores em seus respectivos nichos.

Siga nossas Redes