Skip to content
Logo-pt-BR

O rio Amazonas como artéria de desenvolvimento sustentável

Um projeto ambicioso e inovador para uma amazônia sustentável

No início de 2020, começou a emergir um entendimento coletivo sobre a importância da criação de um instituto Pan-Amazônico, inspirado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), com a premissa de que o conhecimento da Amazônia deve ser fundamentado na ciência e na tecnologia direcionadas à inovação para garantir a inclusão socioeconômica no desenvolvimento da própria região, observando os preceitos fundamentais da conservação ambiental. 
A ideia foi concebida pelo Prof. Carlos Nobre, cientista da Universidade de São Paulo (USP), em conjunto com a Prof. Maritta Koch-Weser, presidente da ONG Earth3000, que mais tarde convidaram o Prof. Adalberto Val, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), os quais estiveram diretamente envolvidos com as iniciativas que resultaram na presente proposta do AmIT, aqui inicialmente formulada no que se refere a sua visão, sua missão, seus objetivos, seus componentes, sua viabilidade e sua governança. Para a elaboração desta pré-proposta foi constituída uma equipe multidisciplinar em Manaus que tem mantido diálogo com colegas de diversas instituições da região e do MIT. 
O AmIT se propõe a buscar soluções criativas, envolvendo um olhar holístico e transdisciplinar, para os problemas estruturais que resultem no desenvolvimento sustentável da região. Isto posto, as metas e propostas elaboradas pelo AmIT vão ao encontro das discussões atuais entre os países detentores das florestas e os doadores de recursos no contexto das agendas globais como a COP-26.
rs=w_1024,h_1024,cg_true

Visão

Ser uma referência mundial em educação, ciência, tecnologia e inovação que efetivamente promova bioeconomia sustentável e socialmente inclusiva com conservação ambiental, por meio do uso da informação contida na floresta amazônica.

Missão

Contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida da população amazônica, em sinergia com a conservação e valoração da floresta e dos rios, por meio da transformação do conhecimento científico e tradicional em inovação tecnológica a serviço da Amazônia e do mundo.
rs=w_1200,h_1200,cg_true

Pilares

rs=w_1080,h_1080,cg_true
rs=w_1080,cg_true,m
Componentes-AMIT
rs=w_1920,cg_true (1)
rs=w_1809,h_905,cg_true

Realização

parceria

Apoio

Conheça nossa equipe

Apresentação

Evento híbrido de lançamento do Pré-Estudo de Viabilidade para o Instituto de Tecnologia da Amazônia.

APOIE O AMAZÔNIA 4.0

Somos uma organização sem fins lucrativos e isso faz com que suas doações, sejam elas de pessoas físicas ou jurídicas, impulsionem nossa jornada rumo à construção da maior bioeconomia do mundo.

TRABALHE NO
AMAZÔNIA 4.0

Ainda na linha de caminhar juntos e construir a transformação, formamos grandes times. Adoramos conhecer pessoas novas, somos fascinados pela potência humana e, por isso, sempre que surge algo, disponibilizamos vagas para contratações e volutariado por aqui.

FALE SOBRE O
AMAZÔNIA 4.0

Nós valorizamos a comunicação e acreditamos muito no papel dos influenciadores em seus respectivos nichos.

Siga nossas Redes