Skip to content
Prancheta 2 cópia

A indústria 4.0 dentro da floresta: bioeconomia da sociobiodiversidade

Bem-vindos aos Laboratórios Criativos da Amazônia A economia em harmonia com a natureza

O Amazônia 4.0 através do programa Laboratórios Criativos da Amazônia (LCAs), traz a indústria 4.0, aliada à bioeconomia e aos conhecimentos da biodiversidade, para dentro da floresta, com o objetivo de buscar soluções eficazes na ação climática.

Os LCA são unidades móveis de capacitação e prototipação de produtos e processamento de alto valor agregado, que atua em comunidades tradicionais representativas dos povos amazônicos. São comunidades localizadas em áreas protegidas, em assentamentos de reforma agrária, em territórios quilombolas, populações ribeirinhas e povos indígenas.

Cada comunidade traz um contexto diferente de características culturais e relação com a floresta.

O LCA chegou às comunidades amazônicas

O Laboratório Criativo da Amazônia Cupuaçu-Cacau teve sua primeira edição realizada na comunidade do Surucuá, no interior da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. Com auxílio de modernas tecnologias, pensamento estratégico e co-criando com as comunidades locais, o LCA é um elo entre a participação dos povos tradicionais como atores principais de uma economia da floresta e as cadeias de valor da biodiversidade, unindo a proteção cultural com a inovação sustentável. Demonstramos o potencial de uma bioeconomia vibrante e sustentável, onde a tecnologia e a tradição caminham juntas.

A Amazônia é fonte de recursos para impulsionar o avanço da bioeconomia.

LCA no Surucuá em números

Alunos Capacitados
62%
38%
Prancheta 3
Negócios Comunitários Envolvidos
Prancheta 2
ha de floresta protegida

Resultados alcançados

  • Incorporação de qualidade aos processos e produtos, bem como agregamos personalidade artística e cultural.
  • Novas tecnologias permitindo a agregação de valor com certificação de origem dos produtos finais.
  • Inovações em aspectos de negócios, logística e comunicação para comercialização dos produtos.
  • O sistema da fábrica possui biometria de reconhecimento facial com acesso somente de operadores cadastrados.
  • Novas receitas que unem a inovação com o saber tradicional, com produtos com identidade única.
  • Aprendizado na plataforma online sobre negócios e vendas em canais de e-commerce.
  • Comercialização na festa cultural de encerramento com apoio do triciclo climatizado com energia solar.

Inovação em pequena escala, para desenhar e encontrar soluções eficazes junto aos povos da Amazônia.

As fases do LCA

FASE 1

DESIGN

FASE 1

 A partir de pesquisas acadêmicas e de diálogos com as comunidades amazônicas, é escolhido o ativo biológico que será trabalhado como produto. Em seguida, trabalhamos nas cadeias de valor e co-criamos nas tecnologias e nos processos de fabricação.

FASE 2

DESENVOLVIMENTO

FASE 2

Com uma equipe diversa e qualificada para conduzir as transformações tecnológicas, começamos a construção e montagem dos laboratórios com soluções e desenvolvimento em diversas áreas.

FASE 3

CAPACITAÇÃO

FASE 3

Ao operar o LCA nas comunidades amazônicas, implementamos a infraestrutura e realizamos exercícios de capacitação e demonstração das capacidades locais.

Bioeconomia da sociobiodiversidade

BIOMA VALORIZADO E LIVRE DO DESMATAMENTO

A bioeconomia da sociobiodiversidade tem como compromisso a produção sustentável em toda a cadeia e a restauração ambiental, bem como a escuta das comunidades tradicionais e valorização de suas culturas.

Esta bioeconomia é guiada por princípios econômicos, agroecológicos ou agroflorestais aderentes às necessidades de inclusão e equidade social.

São meios de produção ambientalmente saudáveis prezando pela conservação integral do bioma, entendido como um sistema vivo, diversificado e que deve ser livre de desmatamento.

As principais cadeias de valor dos LCAs.

Em 2023, tivemos a implementação do Laboratório Criativo da Amazônia (LCA) para as cadeias do Cupuaçu e Cacau no coração da Amazônia.
Temos pesquisas voltadas para outras cadeias, incluindo a Castanha-do-brasil, Açaí, Azeites e Genômica, nas quais podemos agregar valor no interior da floresta.

Entenda mais sobre cada cadeia de valor estudada:

Confira quem está conosco e um pouco das nossas histórias.

Nos sentimos honrados e felizes por termos parceiros tão generosos. Mais importante do que o apoio que eles têm nos dado, é o alinhamento ideológico que temos. A vontade que temos de transformar o cenário atual, devolver a Amazônia e o Brasil ao protagonismo que merecem e, acima de tudo, respeitar a Floresta.

Parceiros

APOIE O AMAZÔNIA 4.0

Somos uma organização sem fins lucrativos e isso faz com que suas doações, sejam elas de pessoas físicas ou jurídicas, impulsionem nossa jornada rumo à construção da maior bioeconomia do mundo.

TRABALHE NO
AMAZÔNIA 4.0

Ainda na linha de caminhar juntos e construir a transformação, formamos grandes times. Adoramos conhecer pessoas novas, somos fascinados pela potência humana e, por isso, sempre que surge algo, disponibilizamos vagas para contratações e volutariado por aqui.

FALE SOBRE O
AMAZÔNIA 4.0

Nós valorizamos a comunicação e acreditamos muito no papel dos influenciadores em seus respectivos nichos.

Siga nossas Redes