Desenvolvimento econômico e social em harmonia com o meio ambiente | I Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação
Com objetivo de contribuir para a construção de parcerias a longo prazo entre governo, academia e setor produtivo, o Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação – ERENEERI – teve sua primeira edição realizada em Pernambuco.
Pensar melhores práticas de gestão ambiental e sustentabilidade. Essa é uma missão que pouco a pouco vai ganhando espaço no Brasil. E o Nordeste brasileiro não está deixando este debate passar em branco.
Realizado nos dias 29 e 30 de março, no Centro de Turismo e Lazer Sesc Guadalupe, no município Sirinhaém – Pernambuco, o I ERENEERI foi uma das iniciativas para debater sustentabilidade e gestão ambiental. O Instituto Amazônia 4.0 esteve presente no debate através de seu Diretor Executivo, Ismael Nobre.
Ismael Nobre participou no primeiro dia do painel “Agenda ESG e sustentabilidade como ferramentas para o desenvolvimento”, apresentando o tema “Amazônia 4.0: Uma ferramenta de desenvolvimento sustentável e inclusivo”.
Foto/Reprodução: Comando Militar do Nordeste/CMNE
Falando em ESG – sigla em inglês que significa environment, social and governance, que corresponde às ações ambientais, sociais e de governança de uma organização-, um dos focos do evento foi a mesa temática que abordou esse conceito. O debate sobre como a incorporação do ESG pode ser um aliado no desenvolvimento econômico e social em harmonia com o meio ambiente é um dos mais importantes a serem feitos no Brasil atualmente.
Além da indústria 4.0, linha de frente no projeto dos Laboratórios Criativos da Amazônia (LCA’s) do instituto, o evento trouxe temas como mudanças climáticas, fronteiras tecnológicas, inovação aberta, energia do futuro, economia criativa e sustentabilidade.