Amazônia 4.0 aplica curso para os agentes municipais de inovação do Pará
Com o objetivo de trabalhar no ecossistema da região Norte, capacitando de um lado, suas comunidades e de outro, preparando os gestores públicos para atuar na bioeconomia, inovação e nos potenciais tecnológicos, o Instituto Amazônia 4.0, através de sua Academia Amazônia 4.0, iniciou esta semana uma capacitação voltada para o poder público municipal, juntamente com a BioTec-Amazônia.
A capacitação faz parte do Programa Desenvolve Pará, operacionalizado pela BioTec-Amazônia, em parceria com o Instituto Amazônia 4.0 que está, nesta semana, promovendo estas capacitações em Santarém para os Agentes Municipais da região paraense do Baixo Amazonas e posteriormente em Belém, para o público da região do Marajó, na semana de 21 a 25 de novembro.
No curso, os gestores municipais estão se familiarizando com as possibilidades de inovações para a Bioeconomia local a partir de uma formação completa e customizada.
O curso foi desenhado para ocorrer em módulos, num total de 30 horas. Os principais módulos do curso focam em sistemas de informação e legislação, bioeconomia e desenvolvimento regional, elaboração de projetos em bioeconomia, e claro, metodologias. O curso conta também com abordagens socioeconômicas locais, tema fundamental para quem vive no entorno da floresta Amazônica.
Os professores e colaboradores desta capacitação são:
- Ismael Nobre, biólogo pela Universidade Federal de São Carlos; Doutor em Dimensões Humanas dos Recursos Naturais pela Colorado State University nos EUA e Pós-doutor em Estudos de População e Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas que também é o líder do Instituto Amazônia 4.0.
- Georgia Cunha, professora e coordenadora de turma no Master in Business Innovation (MBI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa pela Bocconi de Milão e tem MBA em Gestão Estratégica de Projetos pela FGV-SP.
- Wander Oliveira, economista, especialista em Gestão da C&T e Educação Profissional, Tecnológica pela Escola de Governança do estado do Pará, com Mestrado em Propriedade Intelectual, Doutorando em Gestão de Conhecimento e trabalha com consultoria em gestão empresarial.
- Edilaine Menezes, graduada em Engenharia Sanitária pela UFPA , especialista em Gestão da C&T e Educação Profissional, Tecnológica pela Escola de Governança do estado do Pará, e Mestre em Engenharia Civil pela UFPA, atua no estímulo à estruturação de sistemas regionais de inovação, na gestão da formação profissional e possui experiência na implantação e acompanhamento de Ambientes de inovação no Pará.
“De forma bem resumida, essa capacitação é o importante passo para a construção de ecossistemas locais e regionais de inovação, sustentabilidade e negócios nos territórios amazônicos. Será uma uma ponte entre as possibilidades e potenciais tecnológicos e as comunidades locais, fomentando o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do Estado do Pará, otimizando a utilização de recursos e o compartilhamento coletivo dos resultados”, destaca Ismael Nobre.