“A gente perde a floresta e perde a oportunidade” | Entrevista ao jornal ‘A crítica’
Diretor executivo do instituto Amazônia 4.0 concede entrevista ao jornal “A crítica” de Manaus-AM.
Esta semana, Ismael Nobre, Diretor Executivo do Instituto Amazônia 4.0 foi entrevistado em Manaus, pelo jornal ‘A crítica’. O tema central da conversa foi perspectivas de futuro para bioeconomia na Amazônia.
“É interessante dizer que não existe nada que fique vazio. Se você não otimiza o potencial da floresta para um desenvolvimento sustentável, aquele local vai ser desenvolvido de alguma forma, então, a gente acaba perdendo a floresta e perdendo a oportunidade.” (Ismael Nobre – entrevista ao jornal “A crítica”, 2022)
Na fala acima, Ismael demonstra a urgência em mudar o tipo de desenvolvimento que ocorre hoje na floresta Amazônica. E ainda que todo o potencial presente na região não vem sendo utilizado da melhor maneira.
Ismael Nobre, diretor executivo do Instituto Amazônia 4.0 falou ao jornal 'A Crítica'
Durante a entrevista Ismael destacou que ao longo dos anos, o desenvolvimento na região amazônica é crescente, mas baseado em uma economia de extração de matéria-prima e exportação para beneficiamento em outras regiões do país e em outros países.
Essa forma de economia não traz desenvolvimento local. Sendo assim, a Amazônia não tem seu potencial alavancado. Potencial esse que pode ser explorado com uma economia sustentável que conserva a floresta, como aborda o Diretor durante a entrevista.
Ismael Nobre, diretor executivo do Instituto Amazônia 4.0 falou ao jornal 'A Crítica'
Além dessa discussão, Ismael discorre sobre o posicionamento da gestão federal frente à Amazônia na atualidade e futuramente. Ficou curioso por mais detalhes da entrevista? Te convidamos a conferir a matéria completa no site do jornal.