“Um novo paradigma, uma nova forma de enxergar o valor da floresta.” | Matéria na Revista iDesign
‘O Poder da Floresta Viva’ matéria publicada pela revista “iDesign” detalhando a inovação desenvolvida pelo Amazônia 4.0 como resposta ao colapso ambiental na Amazônia.
Em seu 10º volume, a revista iDesign traz uma seção dedicada a mostrar projetos que proporcionam experiências e buscam soluções às questões ambientais e sociais urgentes nas sociedades contemporâneas, como é o caso do Instituto Amazônia 4.0.
A reportagem produzida pela revista cita o projeto de implantação dos Laboratórios Criativos (LCA’s) na Amazônia. Nela, a iDesign destaca dados científicos em que ressalta que a degradação ambiental pode causar danos irreversíveis. Em conversa com a equipe do iDesign, o Diretor executivo do instituto, Ismael Nobre, reafirma:
“Quanto mais a ciência tem se aprofundado sobre as interrelações entre a floresta, a atmosfera, a interdependência de todos os seres vivos, você vê que estávamos caminhando para um colapso.” (Revista ‘iDesign’ – 2023)
Diante desse cenário catastrófico, Ismael Nobre salientou que, com a criação do Instituto Amazônia 4.0, a proposta é pensar algo diferente que fosse resposta à ‘angústia civilizatória’ de perder a floresta amazônica. Os Laboratórios Criativos da Amazônia (LCA’s) surgem então como alternativa que alia produção e conservação.
Foto/Reprodução: Divulgação/iDesign
A revista destaca ainda que o design moderno desenvolvido pelo atelier Marko Brajovic busca superar desafios de infraestrutura, energia e capacitação, traz um conceito futurista e ancestral inspirado em aldeias indígenas facilitando a locomoção dos LCA’s pela Amazônia.
Por fim, a matéria aborda que além da valorização econômica, está entre os objetivos do Amazônia 4.0 fazer com que através dos LCA ‘s os valores, aspectos culturais, identidade e processos de manejo dos comunitários possam ser transmitidos pelos produtos por eles produzidos.
Foto/Reprodução: Divulgação/iDesign
O futuro é agora, e o ‘Poder Está na Floresta’, com os Laboratórios Criativos da Amazônia (LCA ‘s), as tecnologias de ponta agregarão valor aos produtos amazônicos invertendo a valorização hoje baseada em um modelo de produção defasado que apenas fornece matéria prima. O texto publicado pela iDesign traz mais detalhes sobre essa inovação, confira aqui.