Amazônia 4.0 realiza visitas para implementação dos LCAs
Esta semana os detalhes do plano de implementação foram debatidos com as comunidades de Moju Miri e Acará Açu no Pará
Com intuito de alinhar as ações de preparação e o cronograma de implantação dos Laboratórios Criativos da Amazônia (LCAs), o Instituto Amazônia 4.0, por meio de seu Diretor Executivo, Ismael Nobre, realizou esta semana visita nas comunidades de Moju Miri e Acará Açu, localizadas no estado do Pará.
As duas comunidades receberão a ferramenta de capacitação (LCAs), com objetivo de incentivar o empreendedorismo local e capacitar as comunidades com tecnologias 4.0 nas cadeias produtivas de cacau e cupuaçu, matérias primas as quais as comunidades desenvolvem eixo produtivo em pequena escala e, desse modo, poderão se tornar potenciais produtoras de produtos locais com alto valor agregado.
Na comunidade de Moju Miri, Nobre se reuniu com o “Sr. Neves” produtor de cacau da comunidade e outras lideranças locais para discutirem as primeiras ações de implementação do LCA.
Ismael Nobre, diretor executivo do Amazônia 4.0 visitou comunidades de Moju Miri
“Esta visita é uma etapa decisiva na implementação do LCA que deve começar a ocorrer propriamente em janeiro. Essa é a fase de alinhar ponto a ponto com as comunidades os detalhes da instalação dos domos geodésicos, dos equipamentos, e principalmente, da capacitação. É a capacitação o nosso primeiro grande passo”, destaca Ismael Nobre.
Já em Acará Açu, comunidade ribeirinha, Ismael Nobre visitou o grupo de mulheres “Guardiãs do Cacau” que produzem chocolates artesanais e outros produtos derivados do cacau. Ainda, reuniu-se com a presidente da Associação de Moradores e Agricultores Padre Alberto Pirabon de Acará-Açu, Izabela da Cunha Campos, para discussões finais sobre a implantação do LCA na comunidade.